Residencial

A forma com que o nosso cliente se relaciona com o seu espaço é o ponto de partida para a criação de um projeto único, que além de atender as suas expectativas, oferece aconchego, praticidade, bem-estar, tecnologia, sofisticação e acima de tudo, qualidade de vida.

A verdadeira casa da vovó

Essa residência é de um casal com filhos já crescidos e netos. Nessa família, tudo se passa em torno da churrasqueira, por isso o coração do projeto é a área externa. É uma casa superbacana, com horta, árvores frutíferas e vasos com temperos no jardim, casinhas de passarinhos, balanço para as crianças, um espaço gourmet muito aconchegante, um enorme home theater com vários tipos de videogames, entre outros ambientes pensados para as visitas.

"Neste projeto, o respeito pelos móveis de valor sentimental para a família foi o conceito fundamental. Não tiramos nada, somente organizamos e acrescentamos. Em cada canto da casa existe uma história!"

X
Um Pouco de BH em SP

Ao montar o seu primeiro apartamento em São Paulo, a cliente mineira resgatou suas referências de infância como móveis que já estavam esquecidos na casa de seus pais em Belo Horizonte. Um grande espelho antigo, com moldura laqueada em prata foi restaurado e o seu tom esverdeado nos direcionou para o tom acqua escolhido como base para a decoração.

“Para contrastar com os móveis antigos, trabalhamos com a mesa de jantar e as cadeiras bem modernas, sempre puxando o tom acqua nos tapetes, coloração dos vidros e em alguns objetos.”

"A cozinha foi toda modificada e ampliada para receber a ilha central, voltada para a mesa de jantar e perfeita distribuição dos eletrodomésticos, permitindo reuniões familiares não somente em BH, mas também em SP."

X
Moda e Decoração Caminhando Juntas

Este é o Porto Seguro de uma executiva do ramo de Moda. Ela viaja muito a trabalho e tem o apartamento como local de descanso entre uma viagem e outra. Nesse projeto, o home office é o ponto estratégico do apartamento. É ali que ela gosta de expor as suas lembranças trazidas de cada viagem, além de guias e mapas. O uso da cor vermelha foi outra solicitação da cliente, para trazer alegria e vida ao ambiente. As pequenas dimensões desse apartamento não limitaram as inúmeras possibilidades de uso integrado como o jantar e o estar. O uso de painéis grandes em madeira laqueada de branco atrás do móvel do Home Theater disfarçam e ampliam a dimensão.

"Esses nichos foram pensados para que ela pudesse expor os muitos objetos, livros e lembranças que traz de cada viagem."

X
O Apartamento do Pequeno Príncipe

O casal de clientes, muito organizados, recém casados, planejou fazer de seu primeiro apartamento próprio um espaço com bastante sofisticação. Por isso, o apartamento de 70 m2 recebeu objetos de design e acabamentos nobres em todos os ambientes. Toda a marcenaria em folhas de madeira, móveis em laca branca, piso de madeira maciça, uma cadeira do designer Sergio Fahrer adornando o living, Iluminação No Frame, cortinas com xale de linho, tapetes de fibra natural, um lindo mosaico de porcelanato na parede do lavabo, cuba montada em limestone, entre outros itens. Logo depois de pronto, engravidaram do primeiro filho e assim, Juliana Sica também fez o projeto do quarto do bebê “pequeno príncipe”, com parede pintada por uma artista plástica, objetos trazidos especialmente de viagens para o quarto e tudo o que existe de mais caprichado para o novo membro da família.

"O terceiro dormitório foi aberto para o corredor, entre as estantes onde foi criada a sala de videogame e home office. Nas estantes foram dispostos, objetos de viagens e alguns itens religiosos do casal."

X
Música é o Hobby da Família

Quando Juliana Sica foi chamada para fazer o Living deste apartamento, recebeu a difícil tarefa de organizar um local para vários instrumentos musicais da família, além do espaço para os almoços e jantares em família, o local para receber as pessoas e a sala de TV. Depois de muito pensar, Juliana localizou a sala de jantar ao fundo, próximo ao acesso direto à cozinha. Colocou a sala de estar no centro de tudo, linkando todos os ambientes, inclusive a sala de TV, que antes era isolada. Nela, colocou estantes, que ajudaram a apoiar os violões e emoldurar o antigo piano. No móvel abaixo da TV, foram colocados os equipamentos de home theater e a vitrola.

"Como a pequena obra foi feita com os clientes morando e tínhamos o teto na laje, para conseguirmos os efeitos de iluminação indireta, trabalhamos também com trilhos que possuem iluminação para cima e, por meio dos spots, conseguimos a iluminação focada. Trabalhamos também com cortineiros iluminados, feitos a partir de molduras de gesso que “lavam com luz” as cortinas."

X
Quando a Madeira “veste” a Sala

A partir de um piso claro, e móveis também claros, foi feita uma composição com muitas folhas de madeira nogueira nas paredes para contrastar. Casal com família de fora do estado, costumam hospedar parentes e receber muitos amigos, por isso solicitaram um escritório que também pode ser usado como quarto de hóspedes. O espaço no dia a dia é integrado com o living, mas pode ser isolado do mesmo por uma porta de correr divisória.

"A varanda gourmet foi isolada do living pelas portas de vidro porque é ali que o marido recebe os amigos para jogar baralho, fazer churrasco, assistir a jogos de futebol e fumar charutos. O isolamento não permite que odores de charutos e churrasco invadam as outras áreas do apartamento."

X
Apartamento com Cara de Casa

Eles curtem viver no apartamento, ficar em casa e por isso a intenção era fazer um lar o mais aconchegante possível. Cada detalhe foi pensado junto, a decoração tem sido feita em etapas com bastante participação do casal e da filha. Cada azulejo hidráulico da cozinha foi escolhido no cemitério dos azulejos pelos próprios clientes para formar um bonito e alegre mosaico na cozinha. O quadro de giz na sala de almoço segue o mesmo padrão emoldurado por azulejos hidráulicos da cozinha e tem a função de ser um item de diversão para filha, além de um espaço de troca de mensagens e recados entre a família. Os nichos para expor a coleção de bonecos Marvel do cliente, no home office, também fazem fazem parte desta busca pela personalização da família na decoração da casa.

"Na varanda gourmet colocamos vários cachepôs de orquídeas porque a cliente adora plantas e a cada ano elas estão maiores e mais bonitas. Neste espaço, o forno de pizza e a churrasqueira foram entregues pela construtora, mas tinham desenhos grosseiros, sem charme. Então revestimos a bancada inteira de granito, como uma linha de contorno – trabalho muito artesanal, feito no local. Para diminuir o excesso visual de tijolos, forramos uma parede com madeira maciça para receber os cachepôs."

X
Enfim uma casa

Tudo começou com um projeto para um apartamento que ficasse com as mesmas possibilidades de uma casa. Porém, quando ele ficou pronto, os clientes resolveram se mudar para a casa sonhada. Todos os conceitos dos espaços e desenhos de marcenaria estudados e executados no apartamento foram refeitos e adaptados para a nova residência.

"Muitas das ideias que havíamos aplicado no apartamento como o do Home Theater e o quarto do casal foram feitos novamente na casa, agora com proporções e pé direito maiores. No caso do móvel do Home Theater, para suprir a altura, incorporamos nichos abertos e fechados no alto, com acesso por escada em aço inox na estante para armazenar a grande coleção de livros dos proprietários, como uma biblioteca."

X
Mudando de Casa e de Fase de Vida

O projeto foi inciado para o novo apartamento. A cliente estava grávida e se mudaria para o novo lar com o bebê recém-nascido. Todo o projeto foi concebido a partir do perfil de clientes modernos, práticos, numa paleta de tons acinzentados, madeira e berinjela. O quarto do recém-nascido foi trabalhado em conjunto.

"Na Varanda Gourmet acabamos fazendo a mesa de jantar junto a churrasqueira e também a ligação com a cozinha, sem precisar passar pela sala."

X
O Clássico Contemporâneo

Um perfil de referências clássicas, executiva de uma multinacional que tinha a necessidade de ser mais prática no dia a dia, levou o escritório a planejar uma arquitetura de interiores mais contemporânea, permitindo alguns toques da referência clássicas em algumas peças. As paredes foram escurecidas para aquecer o piso polido e claro do porcelanato, com visual de mármores branco piguês.

"A integração dos ambientes da TV, jantar e estar, com tons mais neutros, permitiu que a cliente se sentisse acolhida após um duro dia de trabalho."

X
Jeito de Casa da Fazenda

Estes clientes foram conhecer um empreendimento com casas e apartamentos pensando em comprar uma casa, mas acabaram se encantando pelo apartamento. Porém, queriam fazer um apartamento mais rústico, com cara de casa da fazenda, onde o casal e os filhos pudessem viver sem a preocupação com os móveis e objetos. Nesse conceito, o escritório teve liberdade para trabalhar bastante as cores na criação dos ambientes para contrastar com a rusticidade das madeiras de demolição. A varanda gourmet, por exemplo, ficou com uma cara de cozinha porque é o espaço onde eles queriam cozinhar, fazer as refeições em família e com os amigos, sem formalidade alguma. Eles mantiveram cozinha original do projeto, mas como uma área técnica de apoio para o dia a dia. Na sala, o living foi integrado ao home theater, onde a família joga vídeo game com bons equipamentos de áudio e vídeo.

"Como o casal trabalha em casa, montamos um Home Office com espaço para muitos livros em nichos fechados com vidros para identificação do exemplar mais rapidamente e também nichos para revistas, pois eles assinam várias e organizam por título/data. Esse espaço é um universo a parte do restante do apartamento."

X
Espaços amplos, mas aconchegantes

A solicitação foi conforto para o dia a dia de um casal com um filho, mas com possibilidade de receberem muitos hóspedes. O apartamento é bastante espaçoso, então, Juliana Sica projetou um Living com Jantar e Home Theater integrados com móveis de dimensões fartas para trazer a sensação de aconchego e um Home Office com acesso tanto pela circulação da área íntima como pelo Living, neste caso um vão com 2 portas de correr. O Home Office - que também é uma suíte - guarda os instrumentos musicais da família e é onde o filho tem aulas de música.

"Na Varanda Gourmet eles extravasam, assistem aos jogos de futebol, fazem churrasco, almoços e jantares como pequenas festas. A cervejeira posicionada estrategicamente faz com que os convidados se sintam super a vontade para se servirem. A varanda é o coração do projeto. Respeitamos a churrasqueira entregue pela construtora, mas transformamos o local com novos móveis e acabamentos."

X
Varanda Gourmet Climatizada

O Projeto desta varanda partiu da necessidade do ar condicionado para se utilizar o espaço, uma vez que o ambiente era muito quente. A colocação da máquina não poderia descaracterizar a fachada, então, a partir desse ponto, criamos uma falsa estante que esconde uma divisão técnica do terraço que abriga a condensadora. O charme e a inovação deste projeto foi forrar todas as paredes do terraço com o assoalho amêndola, dando uma coloração e efeito únicos.

"Colocamos móveis de demolição para praticidade na manutenção. O espaço é muito utilizado pelas crianças que assistem TV, brincam, fazem as refeições e guardam os seus brinquedos por lá. Tornou-se o ponto de encontro entre os integrantes da família."

X
Uma Reforma Agrega Valor ao Imóvel

Esse condomínio, com apartamentos de metragem farta, tinha sua área comum esquecida, sem nenhum diferencial, o que fazia com que a venda dos apartamentos fosse uma tarefa difícil, sem valor compatível à metragem de valorização. Por isso o escritório de Juliana Sica foi chamado para recriar a área comum.

“Foram feitas interferências desde a redistribuição dos espaços como a relocação da portaria, ampliação do salão de festas com cozinha integrada no estilo gourmet e colocação de churrasqueira na área externa; também criamos toaletes feminino e masculino, além dos existentes no salão de festas, para a área de ginástica e sauna, e uma nova e equipada academia.”

Outros espaços reorganizados foram o da área administrativa, com banheiro para os funcionários e o hall de entrada, que ganhou móveis, aparadores e painéis em madeirado.

“Após o termino dessa obra, dois apartamentos foram vendidos por 50% a mais do valor antes comercializado.”

X
Atualizar Para Não Desvalorizar

O escritório de Juliana Sica foi chamado por esse condomínio de alto padrão para atualizar as áreas comuns, que eram bacanas, mas estavam desatualizadas se comparadas a esses novos condomínios-clube. Foram realizados estudos de custo e proposta para aprovação em assembleia e junto ao corpo diretivo conseguiram a aprovação de 2/3 dos condôminos para as mudanças propostas. Alguns espaços mudaram de lugar como a sala de motoristas, a sala de ginástica, a sauna e a administração. Também foram criados novos banheiros masculino e feminino para os funcionários e uma sala de jogos para os adolescentes.

“Cada mudança foi feita como construída do zero, com troca de pisos, equipamentos, tudo novo e a altura dos novos empreendimentos. Foi um projeto bem sucedido, que se manteve dentro do orçamento aprovado e que deixou todos os moradores felizes!”

X